terça-feira, 13 de julho de 2010



Hoje resolvi postar a tão comentada "Chairless" da Vitra. Acho que é um dos produtos com mais capacidade de gerar polêmica e discussões deste blog. Vou deixar o assunto um pouco vago e a partir da foto acima cada um faz sua análise do que "o design" está se tornando e se o produto é genial ou apenas uma sacada de marketing. Independente das conclusões acho que é um produto a ser questionado em vários sentidos. Primeiro: o que estamos buscando nos dias de hoje? Qual o objetivo do design? Materiais e tecnologias usados. Busca por conforto, sofisticação ou simplicidade? Futuro ou volta ao passado? Para não extender o assunto, já que um dos objetivos deste blog é ser direto, nem influenciar opiniões, finalizo por aqui e aguardo comentários.. Antes deixo uma breve explicação sobre a cadeira: foi inspirada nos índios da tribo Ayoreo, localizada no norte do Paraguai. Como podemos ver na foto era um dos jeitos que eles sentavam. E uma parceria da Vitra com o arquiteto Alejandro Aravena resultou na Chairless, que ainda tem parte da venda revertida para ajudar a manter os índios desta tribo. Mais informações clique aqui. Agora só mais uma perguntinha: por que foi criada por um arquiteto e não por um designer?

5 comentários:

  1. Será que funciona? Não parece ser muito confortável. E vamos falar sério: sai mais barato colocar uma almofada nas costas... Quanto à pergunta sobre o arquiteto, na verdade ela foi inventada pelos índios, né... Enfim, não sei pra que serve isso... Bjs, Ro!!

    ResponderExcluir
  2. senti falta de algo.....deve ser do "belo" ......prático?? - não sei...só testando mesmo.....

    ResponderExcluir
  3. Achei uma bobagem isso.

    ResponderExcluir
  4. Achei demais Rô! Uma super sacada mesmo. Simples.

    Acho que o objetivo dessa idéia não é substituir a cadeira, mas apresentar uma solução simples para ser usada em determinadas situações em que essa idéia pode ser aplicada.

    Bjs,

    Ale

    ResponderExcluir
  5. Logo que vi imaginei o benefício de usar a força exercida pelas costas e as pernas.
    Peguei uma manta e fiz o teste sentando na mesma posição. Realmente o conforto é muito bom.
    Quanto a volta ao passado, ideias como essa não passam, apenas não são percebidas por muitos. Viva o arquiteto que respeitou a sacada indígena.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails